Boa noite a todos os amigos,

Durante esta terça-feira acordamos com uma temperatura de 4°C aqui na fazenda Van der Voort na cidade de Schipluiden. Hoje pela manhã tomamos um bom café com a mamãe e nos organizamos para sair, logo em seguida chegou Ayron, Jordao e Peter aqui na fazenda e depois fomos de carro(van) pegar os nossos companheiros do grupo Viva que nos aguardávamos no Salao Paroquial. 

Diante do grupo todo reunido seguimos em frente para cumprirmos com nossa programaçao aqui na Holanda por mais um dia, nesta manhã fomos visitar uma empresa deEstação   de  Tratamento de Água chamada de AWZI Hanarnaschpolder onde foi apresentado uma palestra como funciona todo o procedimento da empresa de tratamento e contou com a participação de um jovem de 20 anos chamado Tom que traduziu toda a palestra para que nós brasileiros entendessemos toda a operação da estação.

Na Estação de Tratamento de Águas de Resíduos em Harnaschpolder  tem uma capacidade de tratamento de 1,3 milhões de unidades de poluição e apresenta uma área de 25 hectares, sendo a  maior estação da Holanda e uma das maiores da Europa. Nesta estação de tratamento é aproveitada a água de esgoto quanto a de chuva, eles podem limpar por hora 35.800m3/h de resíduos e quando não chove chega até a estação 150 mil m3/d de águas contaminadas para fazer o tratamento. Esta empresa tem um contrato de 30 anos onde começou dia 5 de dezembro de 2003 e nela só trabalha 50 pessoas. 

Depois de algumas informaçoes andamos por algumas partes da empresa onde é feito todo o processo de tratamento, ou seja, as partes que separam os materias mais grossos diante de filtros que contém uma espessura de 6mm, onde coloca a parte de fermentação, a parte do gerador que funciona quando falta energia, depois desta visita seguimos para almoço em KeringHuis Hoek Van Holland.


Um breve almoço em KeringHuis Hoek Van Holland e em seguida fomos conhecer os famosos dicks de contenção de água, impressionante de se ver,  apresententando uma grande engenharia. Mais um vez tivemos a participação de Tom onde mostraram um pouco sobre a história dos dicks, onde mostra que a Holanda é abaixo do nível do mar cerca de 40% onde tem todo o sistema  que defende o país de toda a água. Na parte do norte é mais seguro contra a água, em 1950 diante de um furacão eles foram obrigados a criar um sistema de defesa para que o país não seja inundado, em seguida assistimos um filme com uma duração de 15 minutos apresentando toda história. 

O Keringhuis , centro de informações na represa , responde a todas as questões sobre a protecção contra inundações no sul da Holanda, a barreira é constituída por duas portas de barreira grandes localizadas na água  com profundidade de 17 metros e 5 metros de altura. Quando Rotterdam atinge um nível de água de 3 metros acima do nível do mar é esperado que aconteça inundações, no entanto,  computador da barreira apresenta um sistema de comando e de suporte e de controle para que as portas se fechem. Vimos a parte interna e externa de KeringHuis, a parte interna demorou, mas a parte externa foi rápida por conta do frio intenso. Depois saímos e fomos tomar ums drink’s no restaurante Expo, Emma Boulevard em Hoek van Holland, logo em seguida voltamos para nossas casas para jantar com as famílias.

A noite fomos para o Salão Paroquial comemorararmos o aniversário de Pe. Tiago de Mello e aprendemos a dançar  salsa, onde contou com a presença de um casal de coreógrafos. Foi uma noite super agradável com amigos e amigas brasileiros e holandeses onde nos se divertimos muito dançando, bebendo e conversando. Um boa noite a todos!!!!

Geovane Santos e Cassiano!!!

Comments

  1. Olá meu povo…
    Muito massa essa visita a estação de tratamento e aos dicks, muito interessante a engenharia utilizada por eles para a água não invadir o país, quando nós fomos eu e Eujessika que escrevemos sobre…
    E Padre Tiago comemorou o aniversário dançando salsa foi??? Muito phyno viu! E Jordão deu show dançando salsa? Arranjou outra parêa??? Kkkkk
    Fui la na tua casa hj com heitor, ela ta morrendo de saudade de tu, só que disse que ta menos aperriada que da outra vez… kkkkk
    Bjos a todos!!!

  2. Boa tarde meu amigo Wagner!! Tratamento d'água tudo a ver com a Fabricolor quando você chegar tem que passar tudo para srº Everton! kkkkkkkkkkkkkkkkk Dança salsa você deve ter tirado de letra porque gingado você tem. Abraços tó com muuuuuuuuuitas saudades!

  3. Bom dia Wagner tu aprendeu dançar salsa?kkkkk fica bem ta aperfeiçoando seus conhecimentos mais e mais xero Wal

  4. Meu amigo, Vanessa comentou de madrugada!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    desisto!!!Tem como competir com ela ñ!kkkkkkkk
    Essas visitas q vcs fizeram é muito interessante, né!? Com a escassez de água que estamos vivenciando aqui no Nordeste, bem q poderiam implementar algo desse tipo…tratamento de água, para evitar o desperdício tão grande.
    Pe. Tiago comemorou o aniversário em grande estilo, hein!? Mais uma vez, parabéns! Deus o abençoe!!!
    Bem galera, um beijo grande a todos!!Fiquem com Deus!

  5. Bom dia Vivas e Vamos!!!!
    Aqui no Brasil são 04:27 da madrugada faz um calor…
    As experiências vividas por vcs neste dia são das mais importantes, ambas de sobrevivência e tranquilidade de vida; Conhecer a engenharia destes dois lugares é enriquecedor.
    Padre Tiago Parabéns, comemorou seu aniversário em grande estilo e de maneira internacional. kkkkkkkkkkk O senhor não é mole não, visse bichim. Beijos e felicidades.
    Estou amando as postagens e como eu disse em outro comentário se fossem mais durante o dia seria ótimo, mas reconheço que o tempo é curto.
    Não esqueçam de terem um diário pessoal, pois, cada um vive uma experiência única e particular.
    Bom dia hj e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *