Projetos

Intercâmbio Cultural

O Intercâmbio Cultural Brasil & Holanda originou-se de um amor cultivado através dos Padres Holandeses que, por muitos anos, administraram as paróquias Redentoristas do Regional Nordeste 2. Essa presença holandesa em nossas terras fomentou uma curiosidade sobre esse país, e a vinda, vez por outra de familiares holandeses para cá, foi criando esse laço de amizade entre os dois países.
Em 2007, com o surgimento da Fundação Vamos Schipluiden, e a vinda de jovens holandeses para o nosso território a desenvolver ações sociais, nos instigou a querer fazer uma experiência semelhante só que de modo inverso: nós, brasileiros, indo para a Holanda.
Já em 2009, com a vinda dos holandeses do Grupo Alegria para as comemorações do Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal do Pe. Gabriel, esse sonho que vinha sendo alimentado desde a primeira edição do Vamos foi verbalizado, e assim apresentamos a proposta da criação de um grupo de brasileiros que pudesse fazer esse mergulho na cultura e costumes do povo holandes, bebendo lá na fonte, na própria Holanda.
A ideia foi bem recebida, e em janeiro de 2010 a primeira edição do Grupo Viva atravessou o oceano, carregando na bagagem muitos medos, mas também as melhores expectativas, e assim desbravamos corações e construímos muitas amizades por onde passamos, numa experiência tão exitosa que já comemorou uma década de existência a realizar sonhos e ser ponte entre essa juventude brasileira e o caloroso povo holandês.

Dia de Solidariedade

O Dia de Solidariedade é uma iniciativa do Viva, em parceria com amigos holandeses, em vista do aumento da pobreza e desigualdade social com a chegada da pandemia do Coronavírus.
Como o vírus é bem mais cruel com a população em vulnerabilidade, além do risco a saúde, ele também trouxe a redução de renda e o desemprego.
Pensando nisso, nos solidarizamos com as famílias da Comunidade Madre Teresa, de Garanhuns e Ramada I, em Campina Grande, e buscamos subsídios para ajudá-los nessa adversidade. O kit básico que distribuímos por família conta com alimentação, material de limpeza, máscara facial, além de material informativo sobre os cuidados necessários para a proteção contra o Covid.
Como ainda não temos perspectivas para o fim da pandemia, precisamos da colaboração de todas as pessoas para que esta ação tenha continuidade e esta população não sofra ainda mais os impactos advindos com o coronavírus.

Incentivo à Educação

As crianças e jovens em situação de vulnerabilidade apresentam grandes desigualdades em condições de acesso à educação de qualidade. Na situação pandêmica em que estamos, aulas remotas não são realidade para esta parcela da população, o que reforça ainda mais o atraso e a evasão escolar. Pensando nisso, a Associação Viva Brasil – Intercâmbio e experiências Socioculturais desenvolveu um projeto permanente de Incentivo à educação, que pretende realizar ações interventivas realizando doação de material escolar e livros, bem como atividades educativas e lúdicas (respeitando todas as medidas de segurança que o momento exige). O Projeto conta com parcerias com a Fundação Vamos Schipluiden e com voluntários especializados em educação.

Mobilidade de Holandeses no Brasil

Pensando em expandir ainda mais as nossas atividades, a Associação Viva Brasil iniciou o projeto intitulado: Apoio para Mobilidade a Holandeses. O projeto tem como objetivo incentivar e apoiar cidadãos holandeses que desejam realizar a experiência profissional de intercâmbio em instituições brasileiras, bem como desenvolver intercâmbio sociocultural em cidades do nosso país. A ideia é que cidadãos holandeses possam receber suporte durante todo o processo, desde o contato inicial e busca por uma instituição, até o processo de procura por estadia.