Intercâmbio Cultural

O Intercâmbio Cultural Brasil & Holanda originou-se de um amor cultivado através dos Padres Holandeses que, por muitos anos, administraram as paróquias Redentoristas do Regional Nordeste 2. Essa presença holandesa em nossas terras fomentou uma curiosidade sobre esse país, e a vinda, vez por outra de familiares holandeses para cá, foi criando esse laço de amizade entre os dois países.
Em 2007, com o surgimento da Fundação Vamos Schipluiden, e a vinda de jovens holandeses para o nosso território a desenvolver ações sociais, nos instigou a querer fazer uma experiência semelhante só que de modo inverso: nós, brasileiros, indo para a Holanda.
Já em 2009, com a vinda dos holandeses do Grupo Alegria para as comemorações do Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal do Pe. Gabriel, esse sonho que vinha sendo alimentado desde a primeira edição do Vamos foi verbalizado, e assim apresentamos a proposta da criação de um grupo de brasileiros que pudesse fazer esse mergulho na cultura e costumes do povo holandes, bebendo lá na fonte, na própria Holanda.
A ideia foi bem recebida, e em janeiro de 2010 a primeira edição do Grupo Viva atravessou o oceano, carregando na bagagem muitos medos, mas também as melhores expectativas, e assim desbravamos corações e construímos muitas amizades por onde passamos, numa experiência tão exitosa que já comemorou uma década de existência a realizar sonhos e ser ponte entre essa juventude brasileira e o caloroso povo holandês.

10 Anos de história

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é VIVA1-300x183.jpg
Membros do VIVA 1

No ano de 2010 após um ano de muitos desafios para formação do Grupo e toda a expectativa de como seria a experiência, o Grupo Viva em sua primeira edição, partiu com destino a Holanda, composto por alunos e colaboradores da ETER – Escola Técnica Redentoristas de Campina Grande/PB.
Com a volta do grupo ao Brasil, identificou-se também quão importante foi a ida do Grupo Viva à Holanda e conhecer o modo de vida Holandês, e como essa vivência ajudaria na vida do Jovem Brasileiro, e ainda como poderíamos continuar a relação de amizade e aprendizado mútuo entre o VIVA e o VAMOS.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é viva-2-300x200.jpg
VIVA 2 – Coletando suas Fiets (Bicicletas) nos primeiros dias em Schipluiden – NL

Desde então varias edições do VIVA foram realizadas, em 2012 foram inseridos Jovens das paróquias redentoristas de alguns estados do Nordeste Brasileiro e Jovens que tiveram bolsas de estudos da Holanda para que pudessem se graduar em universidades aqui no Brasil.  Esta foi a segunda experiencia do VIVA na Holanda.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é viva3-300x225.jpg
VIVA 3 – No Aeroporto de Recife, aguardando embarque.

Em 2014 o terceiro Grupo VIVA partiu para Holanda com alunos e colaboradores da ETER, propiciando a mais 9 jovens o contato com uma cultura diferente, o modo de ser das pessoas, e as dificuldades e desafios encontrados na sociedade Holandesa, sempre com o objetivo de que esse Jovens retornem ao Brasil com um olhar diferente ao seu cotidiano e que busquem mudar a realidade em que vivem aqui no Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é VIVA4-completo-300x225.jpg
VIVA 4 – Em frente a ETER, prontos para iniciar a aventura.

Em 2016, mais um grupo foi formado e outros jovens puderam também ter essa experiência de troca de culturas. O grupo foi o maior até agora, composto de 20 membros, sendo eles 15 intercambistas e 5 acompanhantes. Todos alunos e funcionários da Escola Técnica Redentorista.

VIVA 5 – Registro antes da partidade para Holanda.

Em 2018, novo grupo foi criado desta vez com Jovens das paróquias Redentoristas da Vice Provincia do Recife, com representantes das paróquias de Garanhus – PE, Natal – RN, Recife – PE e Campina Grande- PB. No total 12 Jovens participaram da edição em conjunto com 2 acompanhantes.

VIVA 6 – Já na sala de embarque, momentos antes de entra no avião.

EM 2020, nossa ultima edição do Intercâmbio Cultural partiu pra Holanda, compostos mais uma vez por Jovens das paróquias Redentoristas em conjunto com Jovens bolsistas cujo os estudos foram custeados por Holandeses. Desta vez 11 Jovens embarcaram na aventura acompanhado por 3 coordenadores.

Aqui permanecemos construindo novos planos para a próxima edição do Intercâmbio Cultural Brasil – Holanda