Dia de compras em Delft, entrega das bicicletas e jantar de despedida

Povo querido do Brasil,
Sei que as famílias, amigos e amores não aguentam mais saber de notícias só pelo blog. Pois é, o tempo de intercâmbio está acabando e amanhã o grupo volta para o Brasil. Hoje o dia estava lindo, com sol (mas aquele sol que não esquenta – só quem veio aqui sabe a sensacão que é), mas estava lindo mesmo, um bom dia para se despedir da Holanda! Fomos de fiets (bicicleta) para Delft, pois hoje era o dia dos meninos gastarem o seu suado euro hahaha como a diferenca de câmbio está grande, então muitos disseram que vocês vão ter que se contentar com chaveirinhos hahaha tivemos duas horas para as compras e depois fomos fazer um lanche na praca de Delft (momento engracado do dia que Dayane pediu para contar: na hora do lanche fomos a um café para lanchar. Todos os lugares que fazem refeicões aqui investem em um ambinete bem aconchegante e quentinho, geralmente com velas. Aí, Dayane com seu jeitinho brasileiro, levanta-se da mesa e fica conversando e de repente vemos uma fumaca saindo perto dela e aquele cheiro de frango depenado no fogo kkkk minha gente, ela queimou o cabelo com a vela que estava na mesa!!! hahaha mas foi só um pouquinho, o suficiente para rimos por uns 10 minutos hahaha). 
Voltando ao passeio… uma curiosidade para quem quer vir para cá: todas as quintas feiras, a praca de Delft se transforma em uma feira, você consegue achar muitas coisas legais e baratas, como comidas, roupas de todas as estacões, acessórios, enfim, é um bom dia para ir às compras por aqui. 

Depois do almoco/lanche fomos para Schipluiden para devolver as bicicletas. No caminho, tivemos um momento Samu: Joyce estava andando de bike perto de mim (Aluska) quando do nada ela entra em um caminho de uma casa, saindo da nossa rota. Por um momento eu pensei que fosse a casa dela e perguntei para onde ia, quando ela disse: tem um senhor caído ali. Fui em sua direcão e ajudamos um senhor que tinha virado com sua bicicleta e, como ele tinha a idade avancada e era pesado ficou preso e não conseguia se levantar. (Como já foi falado aqui, os idosos têm uma espécie de bicicleta adaptada então eles podem andar por todos os lugares, inclusive entrar nos estabelecimentos). O grupo que estava conosco parou e pudemos ajudá-lo a voltar a sentar na bicicleta. Missão terminada, chegamos à lojinha e bicicletas e os intercambistas quase não acreditaram quando souberam que as bikes não foram alugadas e sim emprestadas!!! Pois é, mais uma prova da bondade e da solidariedade do povo holandês.

Chegamos em casa cedo porque era hora de fazer as malas. Às 18hs nos encontramos no salão paroquial de Den Hoorn para o jantar de despedida, um suuuuper jantar!!! Depois foi o momento das homenagens e das lágrimas. Fizeram uma selecão de algumas fotos dos intercambistas com as famílias e lugares que visitamos, teve música ao vivo, presentes do Vamos para todos os Vivas, uma noite linda! Estiveram presentes as famílias de Oudewater e Schipluiden, então dá para imaginar a emocão do reencontro.

Uma informacão importante: na noite brasileira, os intercambistas prepararam o jantar típico e foi cobrada uma entrada para os convidados com a finalidade ajudar nos projetos do Padre Gabriel no Brasil. O resultado foi muito bom e conseguimos arrecadar 675,00 euros o que dá aproximadamente 3 mil reais!!!!! Ficamos extremamente felizes com o resultado!!!
Na bagagem, levaremos o amor que nasce rápido e nem por isso deixa de ser verdadeiro, por tudo e por todos que conhecemos aqui. Levaremos também a possibilidade de nos tornarmos pessoas melhores e de poder contribuir com nossa realidade brasileira, que está distante de ser a ideal, mas que podemos, pelo menos, fazer a diferenca na vida de outras pessoas.
Muito obrigada por nos acompanhar durante o intercâmbio pelo blog, demos muitas risadas e também choramos muito com as mensagens que vocês deixavam, esperamos que o grupo Viva continue Vivo enquanto projeto, mas principalmente nos nossos coracões!!!
Recado aos familiares: postaremos por aqui e pelo facebook o horário previsto de chegada. Não se preocupem se houver atrasos porque é normal em voos internacionais. Os meninos mandam notícias para vocês assim que chegarem em Recife.
Por Aluska e Tércio Schenkeveld

Comments

  1. muito bem, Joyce, ajudando o próximo! *.*

  2. muito bem, Joyce, ajudando o próximo! *.*

  3. Impossível competir com vc rsrs

  4. Ola Gy ansiosa pela sua chegada, esta acabando o sonho mais sera sempre realidade na sua vida, com certeza vc vai voltar com outra maneira de pensar. Beijinhos te amo vem com Deus. Boa viajem q Jesus te acompanhe e te proteja. Boa viajem para todo o grupo. Gislanher

  5. Eu como Mãe fiquei muito feliz por Vanessa minha filha te participado desse Intercâmbio jamais poderia imaginar que ela um dia poderia conhecer a Holanda e através desse projeto realizou este sonho. Obrigado a todos que fizeram parte equipe organizadora. É venham todos com Deusesperamos ansiosos. Senda mãe de Vanessa Tavares.

  6. Boa viagem de volta viva4 ! . Acompanhamos o blog todos os dias. Fico feliz em saber que gostaram da cultura holandesa, ela é realmente muito surpreendente.
    Pela quantidade de gente no grupo achavamos que era uma loucura, mas dai vimos que quantidade não é uma grande importancia e sim a tamanha curiosidade q vcs vieram em conhecer e aprender novas coisas q no nosso Brasil não tem…
    Vocês foram um grupo muuuito divertido. Só desejo sucesso a cada um de vcs.

    Iluliane, Anderson e Artur. A gente se encontra em julho pelas bandas de CG com a família van de Vondervoort.

    Xero !!

    De: Nel van de Vondervoort

  7. Filha cuidado para não esquecer nada eu te amo e fica com Deus faça uma boa viagem não vejo a hora da sua chegada estou muito ansiosa que Deus te abençoe beijos beijos da mãe. Cida

  8. Eu como mãe da integrante Gisley só tenho a agradecer a toda equipe do viva que foi responsável por proporcionar essa viagem incrível a esses jovens, e agradeço também a os que ficarão responsável aqui no Brasil pra nos dar noticia como Marbio, Eujessika, e Pe.Roberto o meu obrigado a toda equipe do ETER. e que vcs faça uma boa viagem e Deus vai guiar todos vcs para suas casa em pás beijos para todos e fiquem com Deus. Cida

  9. Que DEUS abençõe vocês na volta para casa estamos anciosos!!

  10. Kkklkkk. Mateus so conseguiu pq eu tava na faculdade. E o post saiu cedo. Então Vivas Bom regresso e q vc possam trazer pra nos muitas histórias e amizade q e o q fica. Paz e nm a todos. Beijos ao Viva e Vamos.

  11. Foi muito bom acompanhar o dia a dia de todos. Ficava feliz e tranquila a cada postagem ao saber que estavam bem. Mais enfim, de volta ao Brasil.Que façam uma ótima viagem!
    Rick, Deus lhe abençoe! Estamos esperando você com muita alegria!
    Seja bem vindo!

  12. Foi muito bom acompanhar o dia a dia de todos. Ficava feliz e tranquila a cada postagem ao saber que estavam bem. Mais enfim, de volta ao Brasil.Que façam uma ótima viagem!
    Rick, Deus lhe abençoe! Estamos esperando você com muita alegria!
    Seja bem vindo!

  13. E estou feliz, pois depois de comentar/acompanhar esse blog todo santo dia consegui ser o primeiro a comentar uma das publicações ! kkkkkk
    Se cuidem, fiquem com Deus !

  14. Esse último dia é dia de choro meeeesmo! Eu que o diga..

    Desejo um bom retorno a todos, com a bagagem cheia de aprendizado, vontade de manter o projeto vivo, e que o desejo de mudança/melhora esteja sempre aceso.

    Abraço

    Renata Mello

  15. DAYANE, minha filha ! kkkkkkkkkkkkkkkk eu ri viu com essa história da vela. Mas é claro que ia ter alguma coisa sua por aí ! É bom que deu uma esquentadinha… já que aí é muito frio !

  16. Kkkkkkkkkk antes de tudo… estou tendo uma crise de risos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *