Hallo Brasil!! Hoje, eu (Luana) e Amanda, vamos descrever como foi o dia. Nossa programação era ir de fiets (bicicleta) para a estação de Delft, mas devido ao tempo chuvoso tivemos que acordar mais cedo para ir de ônibus. Tivemos a surpresa de ver chuva de granizo enquanto estávamos na parada. Voltamos a programação normal e pegamos o trem para Rotterdam, a cidade da arquitetura.
Ao chegar em Rotterdam, nossa primeira parada foi no Markthal, um grande mercado inaugurado em 2014, onde são vendidos diversos tipos de comidas, bebidas, souvenirs e também é utilizado como edifício residencial.
Em seguida, pudemos observar o ‘prédio lápis’ e visitamos as famosas ‘casas cubo’, construídas em 1984, pelo arquiteto Piet Blom. No total são 38 casas, sendo 14 disponíveis para aluguel de estúdios e lojas. Cada casa possui 100m2 e 3 andares. Tivemos a oportunidade de visitar uma das casas, que é considerada como museu, e, apesar de parecer pequena por fotos, o espaço interno é muito bem aproveitado (eu moraria fácil – Luana).
Depois disso, conhecemos um pouco da história da cidade. Na Segunda Guerra Mundial, Rotterdam foi bombardeada pelos alemães e foi totalmente destruída, exceto duas casas. Para simbolizar este acontecimento, Ossip Zadkine criou um monumento (`The destroyed city`) sem coração para representar a destruição da cidade e o sentimento de todas as pessoas, como a falta de esperança. Hoje, pudemos observar a diferença da cidade de Rotterdam, que foi totalmente reconstruída, em relação às outras, devido os seus prédios modernos.
Observamos, também, o antigo porto da cidade e seguimos para a diocese, sofremos um pouco, TAME vento na cara. Na diocese, pudemos almoçar e conhecer um pouco da história do catolicismo na Holanda e o papel da juventude na igreja.
Terminamos o dia em Rotterdam com o passeio de barco onde pudemos observar, por exemplo, o maior navio construído em Rotterdam que fazia o percurso de Rotterdam-Nova York. Hoje, ele serve como hotel. Vimos o local em que o Brasil deixa as suas mercadorias, como a laranja, muito utilizada na produção de suco aqui na Holanda.
Por fim, voltamos para Schipluiden (após 2 ônibus e 1 trem), devolvemos nossas fiets 😭😭 e viemos para nossas casas ficar com as famílias (amanhã é dia de mudança). Obrigada por todos os comentários. Estamos amando a interação de vocês. Beijos a todos.
PS (Amanda): Olá, pessoal! Por aqui está tudo bem, amanhã vamos nos mudar para outra cidade e para outra família. Estou aprendendo muito com a Holanda e minha eterna gratidão ao pessoal de Schipluiden pela acolhida. Quero dizer também que estou com saudades da família, dos amigos e do meu noivo. Beijo, amo vocês.
PS (Luana): Oi geente, está tudo bem por aqui. Hoje é nosso último dia em Schipluiden 😭 Já sentindo saudade de todo o amor que aqui nos deram. Só gratidão. Beijos paaara toodos, família e amigos ❤ Mainha, papai e Bob ❤ Amo vocês ❤