Schipluden – Flores para celebrar a Vida

Depois de nossas chegadas as casas, com uma acolhida fantástica, a nossa em especial (hummruumm), primeriamente um bom e veloz passeio de bike, com a nossa mãe Jackeline até a nova casa, que fica à 7 minutos da cidade. À noite depois do jantar foi momento de conhecer um pouco a família Van de Voort, começando com um belo álbum de fotografia das visitas ao Brasil.

Noite muito boa de sono e acordamos, pois já é hora de partir! E aí play na nova Aventura: Flores para celebrar.
Iniciamos a manhã de visitas a uma grande estufa de produção de tomates (Tomaten kwekerij “t woudt), lá conhecemos um sistema completo de produção de pequenos tomates, claro sem colocar as mãos para não arruinar a produção! Importante deixar claro que é só para olhar e não pode entrar no meio dos tomates não é Bruno? kkkkkkkkk! O Sol não apareceu, mas o calor tomou conta do ambiente extremamente controlado, com direito até a exportação de abelhas que adoram a cor azul. Lenilson quando soube ficou com muito medo, pois o mesmo estavam como as abelhas queriam, todo de azul! Porém foi logo tranquilizado, as abelhas não tinham ferrões, kkkkkk! Porém quando o meu é bom as abelhas sempre voltam, zangadas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Após essa visita inicia-se uma sequencia de belíssimos locais, o primeiro foi um orquidário em Kees v. Wijk, local com mais de 50 espécies de orquídeas com 6 tipos de cores, lindo. Queremos destacar que cada orquídea só floresce uma vez ao ano, muitas coisas a ver e a ser fotografada mesmo nas horas das explicações, com direito a “Gato”. Na verdade local de beleza ímpar impossível de descrever em palavras, afinal as orquídeas são tidas como uma das mais belas flores, as meninas do nosso grupo ficaram ainda mais belas, cada uma com sua orquídea na mão!

Saindo do orquidário, quase na hora do almoço (lunch), todos na expectativa de visitar a casa de Socorro uma brasileira, paraibana,  que nos proporcionou um tradicional almoço com direito aquele feijão, de comer ajoelhado. Deu para matar um pouco a saudade de nosso almoço brasileiro, Kadidja se sentiu no céu e Corrinha outra louca por feijão deixou cair lágrimas na panela de tanta emoção, foi uma verdadeira festa com direito a música de Ivete Sangalo na Rádio do Brasil.

Lá mesmo fomos a estufa de rosas, sim rosas, uma grande beleza da natureza, montada pelo homem! Aqui na Holanda boa parte do ano seria impossível o cultivo rosas, mas essas estufas propiciam a produção de belas roseiras! O esposo de Socorro nos mostrou todo o processo de produção, do plantio a distribuição das rosas, não perdemos nada! Deixou o dia ainda mais florido, com sorrisos leves, arranjos e enfeites nos cabelos. Dayana virou uma típica garota propaganda  das rosas com seu cabelo enfeitado por todos (Humrumm)!

Finalizando a programação do dia! Fomos visitar não um local de beleza exterior, como os demais, mais com beleza ainda maior, a caridade! Visitamos o banco de alimentos em Delft, onde nos mostraram um realidade impensável, pessoas estavam passando necessidade e com a ajuda da igreja (catolica e protestante juntas), vem minimizando esse problema. Iniciativa fantástica com alimentos de qualidade para distribuir as pessoas cadastradas, que se enquadram como situação de risco! Vale lembrar que toda uma estrutura montada sem fins lucrativos, com a solidariedade de pessoas para o bem comum! Repetir isso no Brasil é um verdadeiro sonho!

Vários momentos do dia de hoje você pode ver no Instagram, clique aqui para nos seguir também por lá

O dia de fato nos fez verdadeiramente florescer, a visão, o paladar, diversos sentidos e principalmente o coração!
Abraços e beijos a todos no Brasil estamos com muita saudades!

Jonas e Bruno

P.S. Jonas: Jéssica obrigado pela a ajuda no negocio da faculdade, vai se resolver! Esta tudo bem por aqui, muita coisa para te mostrar como funciona, ideías boas para colocar em prática no Brasil. Abraço a toda a família bjão! Djalma, Rodrigo e Thiago as cervejas aqui são fantásticas, Dj obrigado pelo poste. Jack valeu pelas lembranças nos comentários.

P.S. Bruno: Beijo Família saudade de todos!

Comments

  1. Dia de contemplar a beleza singela das flores e de conhecer pessoas que põem em práticas valores cristãos de amor ao próximo e compaixão. Fico muito feliz por você, meu irmão!

    Vocês relatam desses episódios de Lenilson e só de imaginar já começo a rir kkkkk
    Jonas não esquece das lembrancinhas e me manda tua contaaaaa kkkkk
    Continuem aproveitando esses dias planejados com muito carinho para vocês.

    Fiquem com Deus!

  2. MiMiMi eh seu sobrenome? Ta querendo me ver demais. O desespero eh tanto que vem num blog de uma viagem p se lamentar e vitimizar o criminoso. Bjinhos queridinha! Passar bem!

  3. Eita galerinha dou pro vista a bagunça que vocês faz por aí kkkkk Jonas Bruno Lenilson Emilia e Gabi daria tudo pra ver a cara de Lenilson andando de Bike kkkkkkkk imagino o tanto que vocês comeram por aí cuidado se não vão voltar gordinhos hein… Bjs ❤ gente se cuidem e fiquem com Deus…

    Grande abraço de Jack

  4. Jonas tem carnaval ai?
    olha aproveita visse

  5. Quero ver ter coragem de falar assim comigo mostrando a cara.

  6. E aí meu povo lindo!!!!
    Cheguei, atualizei aqui alguns dias de leitura, é pq fiquei um pouco sem tempo de ler o blog, sabe como é né, água morninha do mar, sol na medida, cerveja gelada, camarão, peixe frito, piscinas naturais ahhhh o Brasil kkkkkkk vocês sabem que isso é requalque e que eu queria mesmo é estar aí com vocês né?
    Enfim… sobre a experiência de mudar de família: é sempre difícil fazer as malas e se despedir, mas o bom é que essa despedida foi para fazer morada e aquecer outros corações holandeses, pode ser que vocês pensem "mas já estávamos tão adaptados, gostamos tanto da nossa primeira família…" é natural pensar assim… mas lembrem-se que outra casa se preparou e aceitou receber alguém que não conhecia então, aproveita a nova oportunidade!!
    O dia que vocês descreveram que visitaram o banco de alimentos é muito significavo pra mim. Lembro que quando fui em 2012 vi uma belíssima programação e uma Holanda maravilhosa, mas olhei pra Ayron e Huub e perguntei "e os pobres da Holanda? Eles existem? Há algum trabalho social feito pra/com eles?" E então nos foi apresentado o banco de alimentos e fiquei muito feliz em saber que tem gente que já tem seu emprego e seu pão garantidos, mas que se preocupa com àqueles que não tem… como nós brasileiros podemos fazer isso e transformar minimamente nossa realidade? Afinal, a Holanda não foi assim sempre… tem muita gente dizendo que quer sair do Brasil pq por aqui não dá mais pra viver com tanta corrupção, e então eu pergunto: pq os holandeses não a abandonaram após a guerra e as sucessivas enchentes? Tudo é uma questão de valores e de educação. Espero que a mente de vocês se abra depois de tudo o que estão vendo por aí! Tempos mais difíceis nós espera…

    Kus, Aluska Silva Carvalho Schenkeveld van de Geer.

    Dayana: vc entregou as bonequinhas?
    Ayron: lembra das encomendas da minha family.

  7. Colocar a foto no perfil de comentário ou não é o de menos. Não estou aqui para fazer amizades. Posso discordar de sua opinião?! Os ratos, nesse caso a rata, apagam os comentários, se arrependeu do que escreveu?

  8. Falar como anônimo é fácil, quero ver é ter coragem de mostrar a cara e expor suas convicções.
    Os ratos sempre se escondem em postagens anônimas.

  9. Este comentário foi removido pelo autor.

  10. Gente Obrigada pelas fotos,desculpem o incomodo em pedir fotos. Beijos.

  11. O goleiro Bruno foi condenado sem prova física do crime de assassinato, só com base nas suposições e interpretações. Está preso em regime fechado!Cadeia p essa corja!

  12. Oi gente, vocês aproveitando muuuito por aí, enquanto no Brasil vivemos mais uma fase do golpe. Hoje, por aqui, foi daqueles dias que os livros de história precisarão ser atualizados. Lula foi condenado em 2a instância, sem a apresentação de nenhuma prova…apenas, suposições e intenções, na opinião dos desembargadores. Uma vergonha!
    Muita mobilização na rua, muita violência também, e a mídia fazendo o seu papel, só mostrando o que lhe convém.
    Enfim, a luta está apenas começando. Nossa frágil democracia sofreu um baque em tanto, mas não vamos desistir do nosso país.
    Saudações a quem tem coragem!!!

    Ana Paula Brito

  13. Lenilson, imagino o quanto você gostou de visitar o orquidário e as estufas, eu iria querer visitar só as estufas mesmo rsrsrs (Não se deixe entristecer com as situações, lembre das rosas que vistes hoje, sois como uma; lindo por fora, e encantador por dentro, nada de murchar viu?! Fica bem <3)
    Estou com saudades! Volta logo!

  14. E ai pessoal! Nem sempre deixando recado mas acompanhando cada relato por aqui!
    Abraco a todos!

    Jordao

  15. Um dia bem florido em meio ao frio da Europa, só faltou as famosas tulipas da Holanda, de qualquer maneira, bem diferente do Brasil. E esse passeio de bike, bem enriquecedor!!! Estamos morrendo de saudades de você Tio Bruno, aproveite bastante cada dia ai! Esperamos ansiosos pela sua volta trazendo consigo um amplo repertorio cultural. PS: Desculpa a demora pra postar alum comentário aqui, essa agonia do enem/sisu é de tirar o folego.
    Bye Bye!!

  16. Hallo VIVAS!
    Em meio a dias cinzentos por conta do frio és que surge o colorido das orquídeas, flores, dos tomates… É simplesmente incrível. A visita ao banco de alimentos é uma das visitas que marca muito pois percebemos como é possível ajudar o seu próximo e de uma forma bacana, um ajudando o outro, a seleção dos alimentos para esse pessoas… É um projeto muito bonito!
    Grande abraço. E tenham um excelente dia!
    Lamartine VIVA 4

  17. Muito bom ver as estufas todo processo d automação que é fascinante ❤❤❤❤ sou suspeito em falar de automação.
    Haaaaaaaaaaaaa a casa d Socorro sua comida e hospitalidade. #melhorPessoa
    Ve que vcs tao com saudade da comida de casa pois é deixa eu dizer que acabei d jantar um cuscuz com queijo d coalho "diga-se de passagem tava muito bom".
    Forte abraço 😌
    Pedro viva 4

  18. Mãe coruja… É assim mesmo. Também achei Dona Odete que só faltou fotos.

  19. Kadidja se fez hoje saboreando feijão kkkk. Aqui na minha cidade São Paulo do Potengi choveu graças a Deus, Com relâmpagos e trovões. Só faltou foto no blog das Rosas e orquídeas. Deus abençõe vocês. Beijos da mainha de Kadidja a flor mais linda. ..Odete Araújo

  20. Há esqueci de comentar o feijão de Socorro é divino,é de lamber os dedos. Saudades dessa família que nos acolheu no almoço também.

  21. Boa Noite Vivas!
    Senti falta das fotos, vi alguma coisa no insta, mais como disse tô encontrando dificuldads por lá.
    Amando os posts com as experiências e acredito que grandes aventuras estão por vir.
    Bicicletas, ventinho… ótima experiência.Eu sai andando com uma mão só. Espero que ninguém tenha enfrentado maiores dificuldades.
    Beijos calorosos a todos.
    Att, Vanessa Potter Viva 1.

  22. André e Paulinha, amo vcs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *