Viva 8: Formado o grupo que vai vivenciar o intercâmbio sociocultural na Holanda em 2026

No último domingo (30), aconteceu a primeira reunião de formação de participantes da oitava edição do intercâmbio cultural do Viva. A delegação é formada por doze pessoas: seis integrantes residentes em Campina Grande/PB, e quatro de Garanhuns/PE, além de dois integrantes da associação que irão acompanhar o grupo na viagem à Holanda em janeiro de 2026.

Os selecionados para participarem da atual edição possuem vínculos com as paróquias Redentoristas dos dois municípios e/ou atuam em atividades da associação, e durante todo o ano viverão uma preparação para a viagem.

Na programação do intercâmbio serão realizadas formações para conhecer o modo de vida dos holandeses com o intuito de proporcionar aos intercambistas uma imersão sociocultural em um país diferente. Além disso, outro objetivo dessa ação é fomentar e fortalecer a participação desses jovens nas ações sociais de suas respectivas comunidades. Até o momento, 105 pessoas já vivenciaram essa experiência e relatam os impactos positivos dessa oportunidade em suas vidas.

Renata Mello, que atualmente mora nos Países Baixos, integrou a terceira edição do intercâmbio Viva em 2014, e esteve como acompanhante do grupo na quinta edição em 2018, e relata como essa experiência impactou a sua vida: “ Participar do Viva foi uma oportunidade de mudança de vida literalmente. A partir do intercâmbio eu fiz contato com pessoas da Holanda, o que acabou abrindo portas para novas oportunidades. O Viva mudou a minha vida”, revelou.

O Intercâmbio Cultural Brasil & Holanda originou-se da relação cultivada através dos Padres Holandeses que, por muitos anos, administraram as paróquias Redentoristas do Regional Nordeste 2. Em 2007, com o surgimento da Fundação Vamos Schipluiden, e a vinda de jovens holandeses para o Brasil, surgiu o desejo de se realizar uma experiência semelhante, só que de modo inverso: brasileiros indo para a Holanda. 

“Realizar o intercâmbio é uma oportunidade única para viver novas experiências que levarei para a vida. Quero aproveitar cada momento que será de muito crescimento, aprendizado e descobertas. Que essa jornada seja guiada por Deus! Ansiosa para viver tudo que Ele tem reservado para mim, para mergulhar em uma nova cultura e expandir meus horizontes”, disse Larissa Vitória, intercambista de Campina Grande/PB.

“Expectativa de viver uma experiência diferente, longe de casa, algo que eu nunca vivi. Uma experiência única. Onde posso ver lugares novos, e ter uma visão diferente da vida”, falou Lucas Alessandro, intercambista de Garanhuns/PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *