A Associação VIVA Brasil realizou, nesta quinta-feira (8), em sua sede na comunidade São Januário, em Campina Grande, a primeira oficina de elaboração de sabão e detergente em parceria com a Escola SESI.
Na oportunidade, a proposta foi apresentada aos presentes, e também foi aberto um espaço para questionamentos. A comunidade se mostrou animada com a iniciativa. Os encontros para o início da fabricação dos produtos estão previstos para iniciarem logo após o carnaval.
O projeto ‘Ecoinovação Solidária: Reaproveitando óleo de cozinha na produção de sabão e detergente’ surgiu como resposta aos desafios ambientais e sociais enfrentados pela sociedade na atualidade, voltado para o descarte de resíduos poluentes no meio ambiente, a exemplo disso, o óleo de cozinha.
Dessa forma, o principal objetivo da proposta é a minimização do descarte incorreto do óleo de cozinha através de uma atividade prática sobre a produção de sabão e detergente a partir do reuso deste produto.
“Para a arrecadação em maior quantidade do óleo de cozinha, conseguimos uma parceria com um restaurante especializado em comida japonesa. Além disso, entendemos a importância do envolvimento da comunidade na arrecadação do material. O reuso do óleo de cozinha é a principal matéria prima na produção do sabão e detergente de forma sustentável”, disse Eliane Alves, professora da Escola SESI.
“O projeto tem como objetivo o empoderamento de mulheres em comunidades de vulnerabilidade social, e esta é uma das missões da nossa associação. Estamos felizes com a parceria firmada com a Escola SESI, e temos certeza dos bons frutos que serão colhidos”, falou Eujessika Rodrigues, Diretora Presidente do VIVA.
