Dia 21 – A ARTE DE AMAR E SER FELIZ

Brazilianen In Nederland
Estamos chegando ao fim de uma experiência única vívida nos últimos 21 dias. Aqui vimos e colocamos em prática o mais simples e importante mandamento da lei de Deus, amar o próximo como a si mesmo. Experimentar isso de forma tão intensa nos fez amadurecer em todos os aspectos. Jamais pensamos que seria como foi. Nossas expectativas foram superadas, porque os sonhos de Deus são maiores que os nossos. A acolhida, o frio, a neve, o sorriso, o abraço, o olhar, cada novo lugar e aprendizado nos revelavam o que jamais foi dito em qualquer formação: você se descobrirá no outro e nos detalhes inesperados. Só a prática poderia mostrar tudo o que vimos e sentimos.

É mais que uma imersão em uma cultura diferente por meio de intercâmbio, é mais que sonhos realizados, é a certeza de que somos fortes e corajosos para enfrentar quaisquer obstáculos e desafios. É a certeza de que Deus sempre está conosco. Não poderíamos começar esse diário sem reforçar tudo o que vivemos no último ano por meio da frase de Santa Tereza de Jesus.

É justo que muito custe o que muito vale!

Momentos Finais
2h30. O despertador toca, é o sinal dos últimos minutos na casa das nossas amadas e queridas famílias. Dormimos pouco, porque a noite anterior foi de despedidas e de grandes emoções. Não queríamos acabar com a festa, que estava sendo animada por músicas que agradeciam a Deus e por canções populares brasileiras que demonstravam toda nossa animação. Do acordar até nossa ida para o ônibus temos exatamente 20 minutos para nos arrumarmos, tomarmos café e deixar o quarto que usamos durante os últimos 7 dias intacto. É um espaço da casa muito especial, porque eu (Erivaldo) e Henrique tivemos o privilégio de dormir no quarto dos netos de Ton e Emmy. Toda vez que entrávamos no quarto, parecia que estávamos mergulhando em nossa infância com tantos brinquedos e detalhes que contam a história das pequenas crianças da nossa família de Schipluiden. 🥹🚗 Fizemos questão de deixar como lembrança para os pequenos uma camisa da Seleção Brasileira. 🇧🇷

Às 3h pontualmente seguimos em direção ao ônibus que nos aguardava para nos levar até o aeroporto. O frio da madrugada já não nos preocupava mais, pois estávamos bem aquecidos com todo amor recebido na terra dos Países Baixos.

Num clima de saudades e nostalgia, a caminho do aeroporto de Amsterdam íamos admirando o céu em tons laranjas, efeito causado pelas luzes das estufas das mais diversas produções locais; íamos conversando sobre nossas vivências, cantando canções que exalavam o amor de Cristo no próximo.

Chegamos bem ao Aeroporto. Nossa preocupação agora era com o peso das malas que voltávamos carregando com as inúmeras experiências, fizemos logo a pesagem. Mexe pra lá e mexe pra cá, compartilha mala… Tudo certo com as malas físicas. Já o que vamos levando na mente e no coração é um “peso” que só saberemos mais tarde, cada um no seu tempo, tentando assimilar tudo o que foi vivido.

4h30. Momentos dos abraços e das despedidas dos nossos amigos Holandeses. Uma linda comissão liderada por Padre Huub e Jeanet, nos acompanhou. Acreditamos que vocês já sabem como foi… A base de muitos abraços, sorrisos e lágrimas de gratidão. Fleur, muito amável, entregou a Erivaldo um lindo presente para o sobrinho, Pedrinho. 🧸 Recebemos tantos mimos dos nossos novos amigos… Eles são incríveis! 🇳🇱😍

7h30. O avião decola e a visão dos Países Baixos aqui do céu é como admirar uma verdadeira obra de arte feita pelo mais belo pintor de todos, Deus. Ao contemplarmos tal cena, nossos corações explodiam de gratidão por tantas primeiras vezes em nossas vidas. Primeiro voo de muitos, primeira viagem internacional e tantas outras descobertas. Enxergamos a bondade em tudo e as bençãos são incontáveis. A linda canção de Seph Schlueter, God, I’m still counting my blessings, define tudo isso.

Por isso e por tanto, eu e Henrique fizemos questão de colocar no relato de hoje um pouco de cada intercambista, solicitando uma palavra de cada um. E podemos resumir tudo isso em

Gratidão
Incrível
Pe. Gabriel
Desafio

A partir das palavras, vocês podem imaginar como estamos nos sentindo.
Seguimos nossas vidas, com um novo olhar sobre o mundo. E antes de voltarmos para nossa realidade, uma pausa na viagem para aproveitar as belezas de Lisboa, capital de Portugal. Em 21 dias pisamos em dois países. hahaha… Passeamos, tiramos fotos, compramos lembranças pra comprovar nossa pequena passagem por essa belíssima capital europeia, almoçamos e voltamos para o Aeroporto Internacional de Lisboa para fazermos nosso check-in com destino a Fortaleza-CE. Dessa vez, sem Jordão, que ficou em Portugal. Ele é rico e bem novinho… au au… 🤣😅 Depois dos abraços em nosso acompanhante do Viva7, tivemos tempo suficiente para passearmos pelas lojas do aeroporto, tomarmos nosso café e embarcarmos com tranquilidade.

16h30. (voz sútil de mulher)

• Senhores passageiros com destino a Fortaleza, preparem-se para o embarque.

Às 1h20, horário de Amsterdam; 9h20, horário de Brasília, já avistávamos pela janela do avião a capital cearense e suas luzes que brilhavam abaixo das nuvens. Antes do pouso, um momento de tensão. O avião rebateu, vivemos alguns minutos de turbulência, devido ventos fortes e muitas nuvens durante a descida. Dez minutos depois, pousamos. Ufa!

O brasileiro é diferente… já chegamos conversando alto e fazendo algazarra, nem parecia que estávamos há algumas horas na Europa, “luxando” e devendo. rsrsrs Brincadeiras à parte, chegamos bem nas terras nordestinas, nos despedimos de Mateus Araújo, que precisou ficar por Fortaleza e seguimos para mais um check-in. A parte mais chata é ter que passar pelo raio-x, a bolsa de Raíssa ficava para ser fiscalizada toda vez. kkkk

Aqui em Fortaleza tivemos que pegar voos diferentes. A galera de Campina Grande com voo às 1h25 e a galera de Garanhuns com voo às 2h30.

Estamos cansados, mas, ainda assim, sorrindo e brincando; conhecendo pessoas nos aeroportos da vida. Vamos sentir saudades dessa conexão CG-GUS. 🥹 Nos separamos na base do choro com destino a Recife. Nossa expectativa é nos reencontrarmos por lá, já que nós de Campina Grande vamos fazer conexão na capital pernambucana.

(…)4h do dia 2 de fevereiro. E num é que nos reencontramos! 🙌🏽😅 Seguimos com abraços e mais abraços. Nos veremos em breve, porque agora somos da Família Viva.

• De Erivaldo para Erivaldo
    Você tem novos amigos hoje, mas não esqueça jamais do seu passado, sua história, dos seus. Esse é apenas o início de uma nova fase. Às vezes você se sente incapaz, mesmo com suas limitações, você é incrível e merecedor de tudo o que está vivendo. Essa experiência não é só sua, mas uma conquista dos seus pais, familiares, amigos e da Comunidade Jesus de Nazaré, que sempre sonharam junto contigo e te apoiaram em tudo. 🙏🏽
  • De Henrique para Henrique
    A sua gratidão por tudo vivido é imensa! O aprendizado foi único para vida profissional e pessoal, foi inexplicável. Grato a Deus por tudo e grato ao Viva por tudo que me proporcionou. O mais importante foi que saíste com outra visão em relação às pessoas, à vida e ao mundo. Obrigado Deus 🙏🏼

Legado

• Attencion! Attencion! Viva’s! (voz de Theo, em alto e bom som)
    Toos, Joop, Ben e Jacqueline estarão em solo brasileiro muito em breve. Aguardem!

O Viva e o Vamos continuam firmes e fortes com propósito de impactar vidas e mudar as realidades cumprindo com o legado de Padre Gabriel Hosftede.

“Ser Feliz é fazer outras pessoas felizes.”

Nós, jovens do Viva7 estamos muito felizes e levaremos essa felicidade ao próximo. 🥹🙏🏽❤️

Bedankt, Nederland! 🇧🇷🇳🇱

Comments

1. Que lindo Erivaldo você merece tudo de bom para todos beijos sejam bem vindos 👏👏👏👏👏🥳🥳🥳🥳🥳

2. Aaaa, feliz dms por vcs, ler vcs foi gratificante, cada dia, cada história e emoção, muito feliz por todos, q esses dias fique marcado na memória e no coração de vcs, me fizeram chorar muito, entao por gentileza, não estou preparada para mais emoções!! Voltando pra a realidade, com o coração cheio de alegria, beijosss❤️❤️❤️